Nossa História

Fundado em 18 de fevereiro de 1959, por um grupo de idealistas espíritas, o Lar de Jesus, funcionando em uma residência comum, da rua 81, do antigo Bairro Popular de Goiânia, hoje Setor Central, foi primeiramente um abrigo de crianças. Foi o lar de inúmeras delas, órfãs ou “abandonadas”, como se dizia à época, cujos pais não tinham condições de mantê-las.

Em 1967, o Lar de Jesus ganhou da Prefeitura Municipal de Goiânia o terreno onde se situa, visando iniciar a sua construção. Entretanto, por um período longo de tempo a Instituição não conseguiu maiores progressos na edificação, tendo passado também por inúmeros problemas administrativos.

Em fins de 1982, um grupo de abnegados confrades se estruturou para assumir a administração do Lar de Jesus e, em 18 de fevereiro de 1983, nova Diretoria é eleita, ganhando ritmo o processo de materialização do projeto concebido, mas que ainda levaria sete anos para ser concluído.

Enquanto se erguia o prédio, cômodos eram improvisados para que o Centro Espírita e as obras assistenciais não sofressem solução de continuidade.

A partir de 1990, a Diretoria de então resolveu que o trabalho assistencial do Lar de Jesus se concentrasse mais em ações de caráter educativo ao público infantil. Iniciou-se assim uma atividade de reforço escolar para as crianças de creches e escolas próximas da sede da Entidade (Setor Coimbra), mas que, inobstante, eram oriundas da periferia de Goiânia, daí padecerem de inúmeras carências de ordem material, psicológicas, sociais e culturais, não conseguindo acompanhar a contento o que lhes era transmitido em sala de aula.

As crianças recebiam assistência alimentar de almoço e lanche, assistência médica e odontológica e, o mais importante, apoio educacional com fundamentos pedagógicos voltados para o seu desenvolvimento integral, de modo a acompanharem os conteúdos dados nas escolas onde estavam matriculadas, prevenindo por isso mesmo, a evasão escolar.

Desde cedo detectou-se que essas crianças necessitavam não somente de atividades intelectuais como era oferecido pelas escolas da rede pública. Elas careciam principalmente de uma abordagem de reestruturação afetiva e social, sintonizada com a sua realidade pluricarencial e de forma a levar em conta os seus aspectos bio-psíquico-emocional-espiritual e social.

Consciente do seu compromisso social e espiritual, o Lar de Jesus criou a Escola Oficina Allan Kardec (EOAK), buscando atender de forma integral às necessidades detectadas no seu público atendido, de maneira a introduzi-lo na ação criativa e regeneradora das oficinas.

Em agosto de 1993, pela boa qualidade do trabalho desenvolvido, o Lar de Jesus/Escola Oficina Allan Kardec firmou convênio com a Secretaria Municipal de Educação, passando a ter um quadro de funcionários e professores, estruturando-se melhor para atender às necessidades globais dos atendidos.

Resolveu-se então, dentro dessa filosofia, calcada na realidade, implantar o ensino fundamental de primeira fase na Escola, acolhendo mais precocemente os educandos, agora, em período integral. Esse modelo funcionou com muito êxito, por 10 anos, mas não pode prosseguir devido às peculiaridades das políticas públicas da educação, que visavam um universo bem maior e heterogêneo de crianças.

Assim, encerraram-se o apoio governamental e as atividades do ensino fundamental, obrigando o Lar de Jesus a reavaliar todo o seu projeto da Escola Oficina Allan Kardec. Sem condições de levar à frente o projeto, a Instituição, entretanto, não perdeu de vista seu compromisso educativo e com a família.

Dessa forma, optou-se por atuar com a mesma filosofia numa área que o Estado não contemplava, que é o da capacitação profissional de jovens e adultos, resolvendo em grande parte o problema das famílias em risco social, que é ter uma fonte permanente e sustentável de renda.

Em 2004, buscando consolidar o seu novo projeto, a Escola Oficina Allan Kardec/Lar de Jesus firma convênio com a Fundação Municipal de Desenvolvimento Comunitário (FUNDEC) para a realização de cursos profissionalizantes, quando foram instituídos os cursos de:

  • Bordado em pedraria;
  • Informática;
  • Cabeleireiro;
  • Arte culinária e;
  • Corte Costura.

Desde então, o Lar de Jesus tem obtido o financiamento dos seus cursos profissionalizantes numa alternância, conforme a época, de inteiramente dos seus recursos próprios ou de parcerias com o Poder Público ou com a iniciativa privada, que sempre aportam apenas parte dos recursos requeridos.

Não é fácil para as instituições do Terceiro Setor o levantamento dos recursos necessários ao custeio dos seus empreendimentos, sendo de importância capital o apoio dos seus voluntários nesse sentido que, com frequência, são os próprios doadores e mantenedores dos projetos.

O Lar de Jesus não é uma exceção. Fala mais alto para seus associados e doadores a crença na capacidade auto-resolutiva e de crescimento do ser humano, desde que encontre o estímulo e os meios necessários.

Ao ganhar uma profissão e ingressar no mercado de trabalho, o indivíduo e sua família têm a sua dignidade e autoestima resgatadas, abrindo-se-lhes novas perspectivas de crescimento e progresso. Nesse propósito de resgate da cidadania, o Lar de Jesus possibilita ao aluno uma consciência ampliada de suas potencialidades e do seu papel na sociedade, mais adequadamente vivenciado dentro dos valores evangélicos e do conceito de homem de bem que o Espiritismo ensina.

Nos dias de hoje, graças ao trabalho desprendido de seus voluntários e a contribuição abençoada dos seus doadores, o Lar de Jesus tem um portfólio amplo de atividades socioassistenciais, entre as quais perpassa o propósito educativo e regenerador da Doutrina Espírita, sob as claridades libertadoras do Evangelho de Jesus.

Carrinho de compras